Prótese dentária: conheça os principais tipos

Prótese dentária: conheça os principais tipos

Conheça os principais tipos de prótese dentária que garantem dentes com aspecto natural e um sorriso perfeito. Leia aqui.

Categorias: Próteses
Redação Fari Redação Fari

Uma prótese dentária promove grandes transformações na autoestima, na qualidade de vida e na saúde de uma pessoa.

Afinal, dentes bonitos valorizam o sorriso e a face, sem contar que eles são indispensáveis para a boa mastigação dos alimentos e também influenciam na produção e clareza da fala.

Por outro lado, a perda dos dentes gera desconforto e muitas vezes vergonha, afetando a autoestima e a saúde mental.

O portal da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro traz dados de um estudo denominado Percepções Latino-americanas sobre Perda de Dentes e Autoconfiança, mostrando que 32% das pessoas entrevistadas dizem que a perda dos dentes as impede de ter um estilo de vida saudável.

O mesmo portal informa que cerca de 39 milhões de brasileiros usam próteses dentárias e, entre eles, a cada cinco pessoas, uma tem entre 25 e 44 anos.

O avanço da tecnologia odontológica com soluções que se assemelham aos dentes naturais, aliado à facilidade de acesso aos diversos tipos de próteses, vêm ajudando efetivamente para que a cada dia mais pessoas possam aperfeiçoar a estética do seu sorriso.

Neste post, você vai conhecer os principais tipos de próteses dentárias. Continue a leitura abaixo para conferir!

Entenda as diferenças entre os tipos de prótese dentária

Para você entender os diversos tipos de prótese dentária é importante compreender que ela tem a função de substituir um ou mais dentes perdidos.

Por isso, ela pode ser parcial, no lugar de um ou alguns dentes, ou total, substituindo toda a arcada.

As técnicas utilizadas para substituição resultam em próteses feitas sob medida, que se encaixam perfeitamente na sua boca, e em dentes extremamente semelhantes aos naturais.

Entendido isso, vamos conhecer quais são as principais opções.

Prótese total removível

A prótese total removível é a conhecida dentadura, ou chapa, e é o tipo mais conhecido dos brasileiros, indicadas para os casos que houve perda total dos dentes.

Ela é produzida em resina acrílica anatomicamente moldada para encaixar na arcada dentária e para fazê-la existe todo um critério na escolha do formato, das cores, do tamanho dos dentes e da gengiva para transparecer naturalidade.

O modelo pode apresentar alguma instabilidade na mastigação e pode ter um desgaste mais rápido, comparado com outros tipos de próteses.

Prótese parcial removível

A prótese parcial removível é indicada exclusivamente para as pessoas que perderam um ou poucos dentes e os demais estão saudáveis.

Nesse caso, a prótese recebe uma estrutura metálica com grampos. Por isso, é necessário um dente saudável para que esse grampo seja fixado e sirva de suporte para o substituto que será colocado no lugar vago.

Esse tipo de prótese dentária pode ser colocada e retirada facilmente, em especial para a higienização bucal.

Porém, nesse modelo, os grampos, e algumas vezes o metal apoiado no dente, podem ficar expostos, o que pode frustrar na estética, já que ficam visíveis.

Prótese parcial fixa

A prótese parcial fixa é muito conhecida como ponte. É indicada para substituir um ou mais dentes perdidos.

O nome ponte se dá porque esse tipo de prótese dentária é recomendada para substituir dentes perdidos que ficam entre dentes saudáveis.

Nesse caso, os dentes saudáveis, o posterior e anterior daquele que será substituído, serão usados como suporte do faltante.

Por muito tempo nesse tipo de prótese, o dente ou dentes substitutos recebiam na parte de trás uma espécie de aba de metal que eram coladas no dente anterior e posterior.

Atualmente com o avanço da tecnologia odontológica, a prótese parcial fixa é produzida com zircônia, oferecendo mais conforto ao paciente e melhor resultado estético.

A coroa também é considerada um tipo de prótese parcial fixa, no entanto, ela não substitui um dente perdido, mas trata-se de uma “capa” de cerâmica que é feita ao redor da coroa do próprio dente danificado ou fragilizado na sua estrutura.

A prótese total é indicada para pessoas que têm algum problema na gengiva e precisam de um material mais confortável, ou para quem não deseja usar o modelo de resina acrílica tradicional.

Nas próteses parciais, além do conforto, elas também garantem maior efeito estético, já que eliminam qualquer necessidade de utilização de metais e grampos.

Prótese sobre implante

A prótese dentária sobre implante tem um procedimento diferente dos outros tipos apresentados até aqui.

Os implantes são raízes artificiais, colocadas nos locais onde existiam dentes. Sobre esses implantes são parafusados novos dentes. As próteses sobre implantes podem ser unitárias, quando se substitui apenas um dente, ponte fixa, quando se colocam alguns implantes para substituir vários dentes ou prótese do tipo protocolo, quando substitui todos os dentes de uma arcada.

Diferentes tipos de técnicas de prótese sobre implante

Prótese unitária sobre implante

Esse tipo de procedimento é indicado para pacientes que desejam repor apenas um dente.

A técnica consiste na colocação um pino (implante) no osso sobre a gengiva de onde existia o dente a ser substituído. Sobre esse implante são feitos escaneamentos ou moldes para confecção um dente individualizado que é parafusado sobre o implante.

Ponte fixa sobre implante

Indicado para pessoas que perderam 3 ou mais dentes na mesma região, esse método trabalha com a instalação de dois pinos, sobre os quais são posicionadas três ou mais próteses.

Protocolo

Recomendada para pessoas que não possuem dentes na arcada inferior ou superior, essa técnica substitui todos os dentes, a partir de 4 a 6 pinos que suportam uma prótese inteira. A técnica consiste na colocação de alguns pinos (implantes) em locais estratégicos da arcada.

Esses poucos pinos servirão de base para a colocação de dentes, de porcelana ou resina, em toda a arcada.

Ela elimina a necessidade de ter um pino para cada dente, como na prótese sobre implante unitário.

Trata-se de um procedimento permanente e o resultado estético é super natural.

Agora que você conheceu os principais tipos de prótese dentária, que tal entrar em contato com a Fari360, agendar o seu horário e juntos decidirmos qual deles é a melhor opção para aperfeiçoar o seu sorriso e aumentar a sua autoestima?